A evolução constante do mundo e as mudanças nas exigências do mercado de trabalho tornam a atualização contínua das competências e conhecimentos cada vez mais essenciais. Compreendendo essa necessidade, o Governo lançou o Cheque Formação + Digital, uma iniciativa inovadora que visa facilitar o acesso à educação e formação profissional para todos os cidadãos. Vamos explorar os principais pontos desta iniciativa e como pode beneficiar-se dela.
Este programa permite a realização de pré-candidaturas, reduzindo custos iniciais e simplificando o processo de inscrição. As candidaturas são submetidas eletronicamente através do Portal iefponline, abrangendo uma ação de formação profissional que pode ser presencial, mista ou totalmente a distância, desde que ministrada por uma entidade formadora certificada pela DGERT.
Com um apoio máximo de 750 euros por candidato e por ano, o programa está em vigor até setembro de 2025, com candidaturas abertas até ao limite da dotação orçamental anual. Para mais detalhes sobre o processo de candidatura e as condições, visite a página oficial do IEFP.
Com um orçamento de quase 19 milhões de euros, o Cheque Formação + Digital está planeado para vigorar até setembro de 2025, com a meta ambiciosa de fornecer até 25.000 financiamentos. A expectativa é de que 2.000 candidaturas sejam aprovadas ainda este ano, demonstrando o compromisso do governo em impulsionar a educação e a formação profissional.
Em resposta ao crescente mundo digital, o Cheque Formação + Digital integra atualmente formações no formato totalmente remoto. Esta flexibilidade adicional permite que mais pessoas possam beneficiar do apoio, existindo a possibilidade de frequentarem as formações avançadas em qualquer parte do mundo.
A integração do programa Cheque Formação + Digital na formação do Técnico+ Formação Avançada representa um marco importante na promoção da educação e no desenvolvimento profissional. Esta colaboração oferece aos formandos acesso a formações de alta qualidade, alinhadas com os requisitos do programa, proporcionando uma experiência educacional enriquecedora e preparando-os para os desafios do mundo digital.
Os cursos oferecidos pelo Técnico+ Formação Avançada e elegíveis para o Cheque Formação + Digital incluem uma ampla gama de áreas e especializações:
Para beneficiar deste programa, os interessados devem seguir o processo de candidatura detalhado na página do IEFP. Para mais informações sobre as condições e o processo de candidatura, visite a página oficial do IEFP.
O Cheque Formação + Digital representa uma oportunidade única para profissionais e empresas em Portugal adquirirem competências digitais avançadas, essenciais numa era em que a digitalização está no topo da agenda das organizações.
Para mais detalhes sobre os cursos e inscrições, consulte a oferta formativa no website do Técnico+ Formação Avançada.