PROCURAR CURSOS E PROGRAMAS

“Estamos na fase da explosão da internet das coisas”

“Estamos na fase de explosão da internet das coisas (IoT)” afirma Luís Lamela, responsável pelo golabs.Iot da Altice Portugal. Uma certeza deixada na palestra sobre “Opções de Conetividade IoT” organizada pelo Técnico +, a escola de formação avançada do Técnico, que decorreu esta quarta-feira, 18 de setembro no anfiteatro Abreu Faro do Complexo Interdisciplinar do campus da Alameda do Técnico. Todas as estimativas de crescimento do negócio IoT apontam para “uma curva exponencial de crescimento, atingindo-se rapidamente os milhares de milhões de dólares” de volume de negócio, sublinhou. Para além disso há “a perceção generalizada do potencial enorme e impacto fortíssimo que a IoT terá nas empresas e na vida das pessoas”. O responsável pelas soluções IoT da Altice falou ainda dos potenciais critérios de seleção destas tecnologias no desenvolvimento de projetos e soluções IoT.

 

“Fiabilidade/disponibilidade, cobertura, custo, energia, latência e largura de banda são as características relevantes a ter em conta” na escolha da tecnologia de comunicação para os projetos de IoT. O peso na decisão final da escolha destes fatores tem que ter em conta a especificidade do projeto. “Até porque não há soluções que correspondam a todas as características no máximo”, alertou Luís Lamela durante a sua palestra.

 

Esta conferência insere-se no projeto do curso de “Internet das Coisas (Internet of Things – IoT)”, que terá lugar no dia 17 de outubro. O curso, coordenado pelo Professor Augusto Casaca, tem inscrições abertas até ao próximo dia 4 de outubro. Esta formação tem como objetivos “apresentar o conceito de IoT e das suas tecnologias de suporte, abordar os aspetos de segurança e privacidade e dar uma visão dos serviços disponibilizados e das tendências de mercado de IoT”.

 

A Internet das Coisas é uma infraestrutura de comunicações e de plataformas informáticas globalmente abrangente, que interliga “coisas” reais e virtuais e que está a ganhar terreno com o aumento significativo da presença de objetos inteligentes à nossa volta, alargando a influência da Internet para novas fronteiras, no dia-a-dia pessoal e profissional. Assim, é imprescindível o investimento no conhecimento e formação em IoT. Este curso promovido pelo Técnico + surge como resposta à necessidade crescente neste tipo de formação.

 

O curso com a duração de 6,5 horas destina-se a executivos e gestores técnicos, que precisem de dominar os principais conceitos de IoT, de forma a tomar melhores decisões no que diz respeito a propostas operacionais e de investimento em IoT, técnicos que tenham a responsabilidade de instalar soluções para a implementação do conceito de Operações 4.0 e a todos os profissionais que trabalhem ou tenham interesse nas plataformas de IoT.

Related Posts