No dia 4 de agosto de 2023, o mundo da cibersegurança testemunhou mais uma conquista por parte da equipa europeia na 2ª edição do International Cybersecurity Challenge (ICC) em San Diego, nos Estados Unidos. O Técnico+ Formação Avançada, tem o orgulho de destacar esta notável vitória, que contou com a participação de Pedro Adão, formador no curso de especialização em Segurança da Informação e Proteção de Dados para Profissionais Não-Tecnológicos.
A competição ICC reuniu algumas das mentes mais brilhantes da cibersegurança de todo o mundo para enfrentar desafios complexos e pôr à prova as suas competências. E, mais uma vez, a Team Europe mostrou que estava à altura do desafio, mantendo a vitória conquistado no ano anterior.
Em segundo lugar da competição ficou com equipa da Oceania, enquanto equipa da Asia conquistou com a maior pontuação em Attack and Defence (A&D), obtendo o terceiro lugar.
O diretor executivo da Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA), Juhan Lepassaar, expressou o seu contentamento pelo sucesso da equipa europeia, destacando que esta vitória constituiu uma prova incontestável do talento europeu na área da cibersegurança.
Para conquistar este nível de excelência, a equipa da Europa foi treinada e avaliada pela ENISA, com o apoio de cinco experientes treinadores: Sanne Maasakkers, Pedro Adão, Johannes Kadak, Benjamin Kral e Mario Polino; e com a participação de Bruno Mendes, um aluno de mestrado em Engenharia Informática, do Instituto Superior Técnico .
O ICC não é apenas uma competição, mas também uma oportunidade para destacar e fomentar talentos emergentes na cibersegurança em todo o mundo. Está alinhado com os objetivos da Estratégia de Cibersegurança da União Europeia e integra-se no âmbito da recém-proposta Cybersecurity Skills Academy.
No Técnico+ Formação Avançada também cumprimos o nosso papel no desenvolvimento de novos talentos, através da nossa oferta formativa em geral e igualmente, oferecemos Cursos de Especialização na área da segurança da informação, como o Curso de Especialização em Segurança da Informação e Proteção de Dados para Profissionais Não-Tecnológicos. Este curso, conta com a formação de Pedro Adão que contribuiu para a vitória da equipa da Europa, e proporciona uma visão abrangente e competências técnicas essenciais na área da cibersegurança e proteção de dados.
Os cursos em Segurança da Informação e Proteção de Dados para Profissionais Não Tecnológicos e de Cibersegurança Para Empresas oferecidos pelo Técnico+ Formação Avançada, são um contributo no sentido de promover a capacidade de compreensão profunda sobre riscos e ameaças à segurança da informação. Neste momento em que a tecnologia e o tratamento de dados são cada vez mais importantes, e investir em formação nas área da Segurança da Informação e Proteção de Dados representa uma excelente oportunidade para profissionais.
Este curso fornece ferramentas práticas para melhor entender os riscos e ameaças à segurança da informação, suas causas e impactos, com aplicações ao ambiente de trabalho. Como analisar, por exemplo: