PROCURAR CURSOS E PROGRAMAS

T+ Alumni Talks: Entrevista a Amílcar Peres

Amílcar Peres é Control Systems Project Engineer na Angola LNG e foi formando na primeira edição do curso em Economia para Engenheiros.

O Amílcar falou-nos acerca da forma como este curso o ajudou a clarificar as suas perspetivas relativamente a temas económicos, tornando-o uma pessoa mais informada e ajudando, consequentemente, a tomar melhor decisões na sua própria empresa.

 

Quão satisfeito ficou com o curso?

Eu adorei o curso, gostei muito. Aprendi muita coisa que não estava propriamente clara, no meu entender, em relação ao tema “Economia” e ao tema “Estado” e as relações entre um e o outro.

Os pontos fortes do curso foram o facto de ter sido lecionado por duas pessoas com estilos diferentes. Estava bem estruturado, quem o fez tem experiência no tema. O facto de estarem gravados, porque me permitiu, no meu próprio tempo, voltar a ouvir os temas abordados, os exemplos dados, as nuances dos gráficos… quando a Professora Margarida falava sobre a procura e a oferta, a mudança das curvas, havia pormenores que, quando explicados por ela, eram mais facilmente compreendidos. Por isso, o facto de estarem gravados foi importante.


Qual é o impacto que este curso teve e tem para si?

Mudou alguns hábitos meus. Eu agora leio com mais facilidade o jornal económico que temos em Angola, já tenho uma perceção mais real da economia, principalmente a questão do PIB.

O curso teve mais impacto na minha vida pessoal porque eu trabalho num setor que contribui para a economia e para o PIB nacional, mas eu estou na parte técnica. Se eu aspirar a outros postos, estas valências e este conhecimento ajudar-me-iam muito a discutir, por exemplo, o valor de um determinado projeto versus outro. Portanto, se eu quiser crescer, já tenho essa valência.

[O curso] ajuda-me a tomar decisões também fora do emprego. Tenho uma empresa e o que eu aprendi, os hábitos e os conselhos ajudam-me muito a tomar decisões. Por exemplo, a curva da procura e da oferta, com a questão do covid, ajuda-me a tomar decisões. Eu vou olhar para o jornal e estou mais atento às notícias e interpreto melhor as decisões do Estado e isso ajuda-me a tomar decisões.


Recomenda este curso?

Recomendo, porque é uma excelente oportunidade para fazer uma ponte entre a componente técnica e a componente financeira, em termos gerais, porque permite perceber melhor o que é que é um orçamento geral de Estado, e quais são os KPIs que os mercados procuram.

Ajuda a ter uma noção mais apurada e presente dos conceitos de procura e oferta e também ajuda muito a perceber, para quem não saiba, e eu gostei muito dessa componente, qual é a função das ordens profissionais e de determinados organismos do Estado que servem lhe de apoio, por exemplo, o INE.

Ajuda a entender a noção de emprego, e dos conceitos à volta de emprego, população ativa e inativa. Esses conceitos foram muito bem apresentados durante o curso e isso é muito importante para ter a noção de qual é a evolução duma sociedade. Por exemplo, se o desemprego cresce muito, a oferta de profissionais é maior e os salários tendem a baixar porque há mais oferta. Todos esses conceitos à volta de preços, procura e oferta, era disso que falaria, [ao recomendar].

Related Posts