Blog - Técnico+

T+ Alumni Talks: Entrevista a Filipa Gouveia

Written by Técnico+ | Aug 7, 2023 8:32:01 AM

No universo em constante evolução da sustentabilidade, é notável o crescente interesse pela Economia Circular - um conceito que promove a reutilização, a reciclagem e a redução do desperdício, para impulsionar as empresas rumo a práticas mais conscientes e responsáveis. Mas, afinal, como é vivenciar essa transformação de perto? Convidamo-lo a conhecer experiência enriquecedora de uma formanda que frequentou a segunda edição do Curso de Especialização em Economia Circular - Metodologias para Transição nas Empresas.

Conheça a Trajetória de Filipa: Saúde para a Sustentabilidade

A Filipa iniciou a sua jornada na área da saúde, mas ao longo dos anos direcionou o seu interesse para a área da sustentabilidade. Procurou ativamente cursos que abordassem a área da Economia Circular, uma vez que além de dinamizar atividades e palestras sobre o tema, tinha um forte contacto com empresas que buscavam implementar práticas sustentáveis.

Satisfação ao Participar no Curso

Segundo a formanda, o Curso de Especialização em Economia Circular do Técnico+ foi uma experiência intensa, onde destaca a quantidade significativa de informações úteis adquiridas durante o curso, referindo que "foi positivo ter feito o trabalho porque, de outra forma, dado o volume da informação, acho que não conseguiria assimilar tantas ferramentas em simultâneo e saber aplicá-las na prática. É uma mais-valia fazer o trabalho de grupo."

Impacto na Vida Pessoal e Profissional

A Análise de Ciclo de Vida foi o ponto-chave que impulsionou Filipa a participar do curso de especialização. A exploração desta ferramenta proporcionou-lhe uma análise profunda e crítica das escolhas pessoais, permitindo selecionar empresas, produtos e serviços alinhados com a sustentabilidade. "Atualmente consigo perceber mais profundamente o que está sendo feito e ter uma análise crítica", ressalta. 

Pontos Fortes do Curso: Qualidade e Relevância

Os aspetos que mais impressionaram a formanda ao longo do curso foram:  "a qualidade da informação, ao nível dos conteúdos da Análise de Ciclo de Vida, da logística, da economia social. A qualidade de todos os conteúdos foi muito boa e a dos formadores também".

Impacto Profissional e Futuro na Economia Circular

A formanda afirma que o curso foi muito útil a nível profissional, na medida em que permitiu-lhe realizar uma decisão mais informada sobre a "escolha de parceiros com quem escolho trabalhar. Já incorporei numa atividade e levei o conhecimento a outras pessoas, para começarem a fazer esta reflexão".  Relativamente ao futuro,  está confiante de que poderá aprofundar a fusão entre a Economia Social e a Economia Circular nas suas atividades profissionais a médio prazo.

Recomendação e Valorização do Curso

Filipa valoriza o curso pelo conteúdo de qualidade e destacando que: "pela qualidade dos conteúdos, em Portugal não encontro nada equiparável". Por isso mesmo, recomenda o curso a outros profissionais que buscam entrar no mundo da Economia Circular.

A experiência de Filipa é inspiradora e demonstra como a Economia Circular pode ser uma poderosa ferramenta para transformação pessoal e profissional.  Explore as possibilidades da Economia Circular e faça parte desta jornada sustentável, com o Curso de Especialização em Economia Circular - Metodologias para Transição nas Empresas, do Técnico+, que é o caminho ideal para ampliar os seus horizontes e promover um futuro mais sustentável. 

O Curso em Economia Circular tem como objetivo dotá-lo dos conceitos base de economia circular, numa ótica de análise de ciclo de vida. Com a aplicação de software da especialidade será capaz de analisar problemas complexos e sistémicos, identificando oportunidades de melhoria, de modo a propor soluções práticas de economia circular adequadas ao contexto da sua organização.

O curso pretende que os formandos adquiram conhecimentos fundamentais sobre economia circular e ferramentas de apoio à sua implementação e avaliação (software); identifiquem pontos de melhoria e propor possíveis soluções na ótica de economia circular; saibam comunicar ações realizadas na ótica de economia circular; e que adquiram conhecimento de casos práticos e de utilização de ferramentas que permitem repensar e mudar o modelo de negócio e as operações numa ótica de economia circular.