PROCURAR CURSOS E PROGRAMAS

T+ Alumni Talks: Entrevista a Henrique Vassalo

Henrique Vassalo é Developer Trainee e foi formando na segunda edição do Programa de Especialização em LeAD: Low-Code Application Development.

O Henrique contou-nos acerca do seu percurso profissional, e como foi capaz de iniciar uma nova carreira na área de desenvolvimento informático, graças ao Programa.

 

Qual é o seu percurso académico e profissional?

Até à realização do curso, tinha trabalhado maioritariamente em audiovisual, mas já numa vertente mais técnica. Trabalhava com muitos protocolos de comunicação e software. O meu foco sempre foi mais técnico do que artístico. Como tinha muita experiência em software, fui trabalhar para uma empresa que faz software no ramo de audiovisual, como tester. Aí foi o ponto de viragem, já tinha alguma experiência de programação, mas não era muita, nem com linguagens muito utilizadas, mas maioritariamente, também, em Low-Code. Na altura, fiz algumas pesquisas sobre linguagens de programação e o que é que era mais usado e deparei-me com o Low-Code e com a OutSystems. Decidi candidatar-me ao Programa de Especializaçõa do Técnico+ e à bolsa da Fundação José Neves.

Depois do curso, assim que acabei, fui selecionado para começar a trabalhar, duas semanas após concluir o Programa, mas só comecei um mês depois. Tenho estado a trabalhar em Low-Code desde agosto de 2021, sendo que terminei o curso em junho.


 

O que o levou a procurar uma formação na área do Low-Code?

As linguagens onde eu tinha mais experiência eram em Low-Code mas mais aplicado ao audiovisual. Já trabalhava com ferramentas de Low-Code, mas eram ferramentas mais aplicadas ao áudio e ao vídeo. Quando percebi que não eram muito utilizadas para outras coisas, procurei uma ferramenta mais virada para a web e para dados e foi a da OutSystems que se destacou.

 

Quais considera os pontos fortes deste curso?

A formação prática que é dada é muito relevante e ajuda bastante na aprendizagem e na evolução da aprendizagem relativamente a OutSystems. Os fundamentos e conceitos básicos da programação também estão lá todos e isso é importante. Os formadores estavam empenhados e ajudavam bastante, mesmo “extra” àquilo que podia ser a função deles.


 

Considera que este curso lhe deu as capacidades necessárias para entrar no mercado de trabalho?

Penso que este curso dá, efetivamente, tudo isso, e para quem já tem boas bases de matemática e Excel, é mais fácil, porque muitos dos fundamentos têm a ver com organização e facilitam na evolução e consolidação daquilo que é necessário para o mercado de trabalho.

 

Em que medida é que este curso foi relevante para as funções que desempenha, atualmente?

Na medida em que me deu as bases de SQL, que penso que, até à data, são muito relevantes. Esta ferramenta do Low-Code engloba uma série de coisas. Dá ao utilizador a capacidade de ser full-stack developer com uma ferramenta só. Nesse sentido, o curso dá a possibilidade de desenvolver uma aplicação e não precisar de ninguém. Os processos e os métodos de construção e de desenvolvimento de aplicações estão todos no curso e eu tenho-os, e isso foi importante para poder começar aqui, onde trabalho.


 

Este curso teve algum impacto no seu salário?

Sim, teve bastante. Nem mesmo como sénior noutro trabalho estaria a ganhar tanto como estou a ganhar agora, enquanto trainee.

Related Posts