Numa recente entrevista, Tiago Henriques, um formando do Curso de Especialização em Engenharia da Ciência de Dados, partilhou connosco a sua experiência ao longo desta 6ª edição do curso.
Qual é o seu background profissional?
"Licenciei-me no politécnico de Setúbal e completei o mestrado no Instituto Superior Técnico . Passei 10 anos focado na segurança de barragens e atualmente estou ligado à manutenção das repartições de finanças na Autoridade Tributária."
E quais as motivações para se inscrever no Programa em Data Science para Engenheiros?
Tiago mencionou que foi durante uma conversa com o seu orientador de mestrado que surgiu a ideia do doutoramento e, consequentemente, a inscrição no Técnico+. "Vi o curso no Técnico+ e percebi que seria crucial para o meu trabalho de investigação na previsão do colapso de barragens."
Nomeie um desafio comum do curso.
"O curso é prático e desafiante. No entanto, sinto-me completamente apoiado, especialmente pela coordenadora Cláudia. Ela dedica tempo para os alunos e grupos, o que faz toda a diferença."
Com que linguagem de programação trabalha?
"Apenas com Python, que é a linguagem recomendada."
Por quê escolheu o Técnico+?
"Escolhi o Técnico+ pois é uma escola de referência para mim. A experiência tem sido incrivelmente positiva e o curso encaixa perfeitamente no que procurava."
A experiência de Tiago é um reflexo de como a Ciência de Dados pode ser uma ferramenta transformadora, tanto a nível pessoal como profissional. Explore o mundo da Engenharia da Ciência de Dados e torne-se um(a) especialista em data science com o Programa em Data Science para Engenheiros, do Técnico+.
Esta pós-graduação em data science destina-se a todos os engenheiros que entendam os fundamentos básicos de linguagens de programação, como o phyton, permitindo-lhes dar os primeiros passos no vasto mundo do data science.
Esta caminhada inicia-se com a aquisição dos conceitos fundamentais na área, as suas práticas essenciais e os seus mecanismos de avaliação mais seguros. Através de um módulo fundamental e quatro módulo avançados em áreas como o deep learning, previsão em séries temporais, análise não-supervisionada e natural language processing, acompanhados de uma forte componente prática, o programa promove uma aprendizagem eficaz e capacitadora para entrar numa nova profissão.