PROCURAR CURSOS E PROGRAMAS

T+ Alumni Talks: Entrevista a Susana Coelho

Susana Coelho é Técnica no Departamento Financeiro e Controlo Operacional na Luzigás - Comercializadora de Energia e Gás Natural e foi formanda da segunda edição do Curso de Especialização em Business Intelligence e Analítica Avançada de Dados.

A Susana identificou a necessidade em fazer um curso dentro da área do Business Intelligence e, numa pesquisa online, encontrou o curso do Técnico+, escola que considera como uma que faz cursos em que se põe "realmente (...) em prática aquilo que está a aprender".

 

Quão satisfeita ficou com o curso?

Fiquei bastante satisfeita com o curso, porque não foi só teórico, que faz sempre falta para conseguirmos complementar a parte mais prática, mas conseguimos praticar, mesmo sendo online, conseguimos colocar muita coisa em prática. Conseguimos fazer um trabalho final que acho que, realmente, elevou os conhecimentos que eu tinha até à data.

Os pontos fortes do curso foram a parte prática, gostei muito do formador, tinha muita experiência na área, e a vossa disponibilidade.

 

Qual é o impacto que este curso teve e tem na sua atividade profissional?

O curso deu-me para perceber a área do Business Intelligence. Consigo [aplicar] aquilo que aprendi, mas também nos dá uma amplitude daquilo que podemos ainda aprender. Fez com que eu me virasse um pouco mais para essa vertente, e dentro da empresa já comecei a trabalhar dentro do assunto e estou a tentar crescer mais dentro dessa área. Já fazia algumas coisas nesta área, mas o curso fez com que este bocadinho que eu sabia começasse a crescer.


Considera que a sua empresa valorizou a sua formação?

Sim, sem dúvida que a empresa onde trabalho valoriza esta formação. Nós trabalhamos muito com sistemas de informação. O sistema tem uma base de dados e os dados não estão trabalhados, e a partir do momento em que temos aquela ferramenta do Power BI, [conseguimos] fazer uma análise de dados mais trabalhada e conseguimos ter aqueles dados, à data, em que, às vezes basta um clique e fica tudo atualizado. Sim, eles valorizaram bastante.


Recomenda este curso?


Recomendaria, sem dúvida, realçando a parte prática. Para o nível de formação que temos, é um curso acessível para qualquer pessoa. [Não é preciso] ter uma grande experiência na área, porque temos um acompanhamento que faz com que vamos percebendo o que é que estamos a trabalhar e ficamos também com alguma abertura para explorar outras áreas, dentro do Power BI e dentro do Business Intelligence.

Gostei da parte de ser online, mas mesmo assim estarmos lá todos presentes ao mesmo tempo. Acho que foi uma mais-valia. [Há] cursos que são online, mas não têm lá o formador presente, [o que] acaba por desmotivar um pouco a quem está a fazer o curso. Não tenho nada a apontar, em termos de melhoria.

Related Posts