PROCURAR CURSOS E PROGRAMAS

Eventos, Economia Circular

Técnico+ e Competency Brasil lançam Curso de Formação em Economia Circular

Segundo a Comissão Europeia, “uma economia circular visa manter o valor dos produtos, materiais e recursos pelo maior tempo possível, devolvendo-os ao ciclo do produto no final da sua utilização, ao mesmo tempo que minimiza a geração de resíduos. Quanto menos produtos descartamos, menos materiais extraímos e melhor é para o meio ambiente.”[1] A economia circular representa benefícios não só para o ambiente, mas também em termos monetários. Nomeadamente, segundo a Ellen MacArthur Foundation, a União Europeia pode ter a oportunidade de poupar entre 340 e 380 mil milhões de dólares em materiais num cenário de “transição” para a economia circular, e no cenário “avançado” de transição, esta poupança pode chegar a valores entre os 520 e os 630 mil milhões de dólares.[2]

A transição para a economia circular implica mudanças nas mentalidades, não só das pessoas, mas também dos governos e das empresas, dado que requer que os produtos sejam repensados desde o seu início, com design inteligente, até ao seu fim, entendendo como podem ser colocados novamente na economia, em vez de se tornarem resíduos. A compreensão dos fundamentos básicos da economia circular é, por isso, essencial para o sucesso desta transição. Tendo estes factos em conta, a Competency Brasil juntou-se ao Técnico+ para dar início a um Curso de Formação em Economia Circular, de curta duração e intensivo, que decorreu ao longo de três dias, com o objetivo de transmitir os fundamentos da Economia Circular aos formandos.

Antes do início do curso, o Professor Pedro Amaral, Presidente da Comissão Executiva do Técnico+ e Vice-Presidente do Conselho de Gestão do Técnico para a área das Ligações Empresariais e Operações, fez uma pequena apresentação acerca do Técnico, onde realçou que esta é uma Universidade para o Mundo inteiro, estando no Top 25 de vários rankings de escolas de Engenharia na Europa.

O curso iniciou, então, com uma apresentação do mesmo pela parte da Professora Ana Carvalho, coordenadora e formadora do curso, e de Marta Brazão, formadora do curso e Diretora Pedagógica da Circular Economy Portugal.

 

economia circular participantes
Figura 1: Os participantes numa das atividades do curso.

Ao longo do curso, os formandos tiveram oportunidade de aprender mais sobre Economia Circular, nomeadamente algumas das suas teorias-base e mais importantes, as diferenças entre uma economia circular e uma economia linear, e como é que várias indústrias e empresas podem colaborar ao longo da cadeia de valor, criando um ecossistema com menos desperdício. Foi, também, apresentado o conceito de Análise de Ciclo de Vida e abordaram-se os Modelos de Negócio para a Economia Circular.

 

[1] https://ec.europa.eu/eurostat/web/circular-economy

[2] Ellen MacArthur Foundation, 2014. Towards the Circular Economy. p.20.

 
 
Saiba mais

O Curso em Economia Circular tem como objetivo dotá-lo dos conceitos base de economia circular, numa ótica de análise de ciclo de vida. Com a aplicação de software da especialidade será capaz de analisar problemas complexos e sistémicos, identificando oportunidades de melhoria, de modo a propor soluções práticas de economia circular adequadas ao contexto da sua organização.

O curso pretende que os formandos adquiram conhecimentos fundamentais sobre economia circular e ferramentas de apoio à sua implementação e avaliação (software); identifiquem pontos de melhoria e propor possíveis soluções na ótica de economia circular; saibam comunicar ações realizadas na ótica de economia circular; e que adquiram conhecimento de casos práticos e de utilização de ferramentas que permitem repensar e mudar o modelo de negócio e as operações numa ótica de economia circular.

Eventos, Economia Circular

Related Posts