A Nova Vantagem Competitiva Está Baseada na Informação
Neste ano, 2020, estima-se que o volume de dados gerados no mundo alcance 44ZB (zettabytes). É um número excessivamente grande para tentar entender o que significa. O que é relevante é que a cada cinco anos este número é multiplicado por 10. E que hoje cada adulto possuiu em média 4,7 dispositivos conectados que estão continuamente gerando informação: telemóvel, notebook, pulseira, relógio etc.
A questão que se propõe, ainda que complexa, é simples de se fazer:
Como recolher, tratar e analisar tal quantidade de informação para que a estratégia do negócio esteja orientada a dar resposta ao que necessitam os clientes, à eficiência e à rentabilidade?
A resposta a esta questão são as soluções de Business Intelligence e Analítica Avançada de Dados. Até há poucos anos era privilégio das maiores empresas do mundo e de governos, mas hoje estão ao alcance de todos pelo avanço da tecnologia.
Com as tecnologias atuais na nuvem e a democratização do uso de algoritmos de tratamentos de dados, organismos pequenos ou médias empresas podem contar com soluções que lhes permitem analisar os dados de seus clientes/usuários e conhecer o que demandam.
Além disso, esta mesma tecnologia permite ir mais longe do que proporcionar respostas reativas ao que passou. Permitem usar ferramentas e técnicas para construir modelos de inteligência avançados, que utilizam os dados para fazer predições, prever comportamentos ou gerar recomendações.
Transformar dados em informação útil para administrar o negócio não é uma tarefa fácil. Para isso é preciso garantir que a solução de Business Intelligence proporcione:
- Uma visão global: praticamente em todos os casos os dados não estão centralizados e não conversam entre si. É preciso corrigir isso!
- Que esta visão tenha em conta dados gerados na empresa, mas não só: cada vez mais existe informação distribuída em serviços na nuvem nos vários dispositivos. É preciso encontrá-la e sincronizá-la.
- Informação no momento correto para o usuário correto: perfis de gestão distintos precisam de informação distinta e num formato distinto. A gestão financeira não está baseada no mesmo formato de informação que a gestão comercial ou operacional. E cada vez, é necessário ter acesso à informação em tempo quase real. O sistema precisa dar resposta a estas duas necessidades imperiosas.
Nesta perspetiva, uma boa ferramenta de Business Intelligence moderno precisa ter as seguintes características:
- Conectado a qualquer dispositivo.
- Atualização em tempo real de relatórios e dashboards.
- Conexão segura –e quando faça sentido em tempo real– com todas as fontes de informação, tanto na nuvem como em local.
- Exploração de dados em linguagem natural e análises automáticas intuitivas.
- Totalmente integrado com qualquer outra ferramenta existente no mercado.
- Que permita desenvolvimento rápido, configuração híbrida e integração segura com os sistemas de TI existentes.
Em definitiva, o que se busca com uma ferramenta de Business Intelligence e Analítica Avançada de Dados é ter informação estruturada, em tempo-útil e em todos os dispositivos.
Imagine poder conhecer não somente quais produtos compram os seus clientes, mas também porque compram, quando e como. Poder prever o comportamento futuro destes clientes em função de diversas variáveis em conjunto. Cruzar e juntar informações de fontes distintas e formar uma visão de negócio completa.
Alguns exemplos de processos em diferentes tipos de negócio que podem ser melhorados com soluções de Business Intelligence e Analítica Avançada de Dados são os seguintes:
Vendas e Marketing | Finanças e Risco | Cliente e Canal | Operações e Colaboradores |
Aquisição de clientes | Controlo financeiro do negócio | Ofertas personalizadas | Remuneração por objetivo |
Cross-sell e up-sell | Predições sobre o comportamento do negócio | Recomendação de produtos | Eficiência operacional |
Programas de fidelidade | Controlo de dívida | Análise de valor de vida de cliente | Manutenção preditiva |
Otimização de campanhas de marketing | Deteção de fraude ou de risco de crédito | – | Gestão da cadeia de abastecimento |
Émerson Corlassoli Corrêa
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