Aumentar a produtividade, qualidade e diminuir custos através da metologia Lean
Sabe-se que, nos dias de hoje, a competitividade de mercado cresce de forma exponencial, graças à crescente necessidade de inovação, tendo como “causas-raiz” o aumento das exigências do cliente e da customização dos produtos. Este fenómeno aplica-se tanto às empresas de produção e de engenharia, como também às empresas de serviços. Para acompanhar esta tendência, não deverá ser necessário empregar mais pessoas ou comprar equipamentos topo de gama. A pergunta que se coloca é a seguinte:
Como utilizar os recursos existentes para responder às necessidades cada vez mais exigentes do mercado, garantindo simultaneamente a qualidade do produto e do serviço, e os custos reduzidos?
A filosofia Lean poderá ser a resposta.
Empresas como a Nike, a Intel, a Ford e, obviamente, a Toyota, utilizam a filosofia Lean no seu processo produtivo! Um microchip da Intel que, no passado demorava três meses a ser entregue ao cliente, é agora produzido em dez dias, garantindo a qualidade do produto através da implementação de indicadores de controlo da qualidade. Já a famosa Nike, envolvendo e valorizando todos os seus colaboradores, caminha para o objetivo de zero desperdícios na produção, utilizando as ferramentas Lean [1].
De que forma é o Lean pode ser o motor da mudança na sua empresa?
• Geralmente, apenas 5% das atividades realizadas é que acrescentam valor ao produto final.
• Com a implementação do Lean é possível alcançar +25% de redução do inventário. Matéria-prima em stock, work-in-process ao longo da linha e produto acabado em stock consistem, não só em material parado, como também em capital inutilizável.
• Com os mesmos recursos é possível aumentar a produtividade para +75%. Trabalhar mais horas ou ter mais colaboradores não é a resposta. Deve-se trabalhar de forma inteligente!
• O tempo de ciclo do produto, desde a encomenda até a entrega ao cliente, pode ser reduzido em -50% do tempo total. O cliente obtém o seu produto em menos tempo!
• Segundo James P. Womack, em “Lean Thinking: Banish Waste and Create Wealth in Your Corporation”, basta converter uma clássica produção por lotes por uma produção de One-Piece Flow, “puxada” pelo cliente, para duplicar a produtividade do sistema e, ao mesmo tempo, reduzir 90% do tempo total de produção e 90% do inventário.
As vantagens do Lean são claras, quer na indústria quer nos serviços! No entanto, a cultura da empresa é, muitas das vezes, a maior dificuldade para a implementação da filosofia Lean. Para quem trabalha na área da melhoria contínua, é habituar ouvir: “Se sempre se fez assim, porque vou alterar o meu método de trabalho?”. A resistência é natural, mas o segredo para a mudança de mindset está no envolvimento das pessoas.
Além disso, para adotar a filosofia Lean com sucesso na sua empresa, não basta atuar no Gemba (termo japonês para “local real, onde as coisas acontecem”). O Lean deve estar presente em todos os níveis da organização, começando pela direção, sendo essencial o compromisso top-down. 20% dos projetos Lean que são implementados nas empresas falham por desconhecimento da filosofia Lean e métodos de melhoria contínua.
Mais números em World Economic Forum e, em detalhe casos reais em empresas portuguesas.
Conclusão
É fundamental que todos os elementos das empresas conheçam os princípios e as ferramentas Lean, e que tenham o compromisso de as “pensar” e aplicar no dia-a-dia. É também fundamental que dominem as estratégias que permitem a sua implementação e consolidação, garantindo o envolvimento de todos. A exposição a casos práticos e a participação na resolução de casos é um dos caminhos recomendados para o aumento da maturidade Lean de cada um de nós e, por consequência, das organizações.
“Start somewhere and learn from experience” – John Shook.
Comece por aprender, e implemente uma mudança de cada vez.
A otimização de processos e melhoria contínua nos serviços e produção continua a ser dos maiores desafios das empresas, assim a compreensão da sua base científica de metodologias como o Lean e Six Sigma é fundamental para a correta implementação e para tirar o máximo benefício destas abordagens nos serviços e na produção.
O Curso de Formação Lean em Serviços e Produção, de curta duração, associa uma rápida mas intensa revisão dos fundamentos das metodologias Melhoria Contínua, Lean e Six Sigma, ilustrando-os com casos de estudo reais e atividades que simulam situações do dia a dia. O curso inclui ainda a identificação e resolução de um problema (proposto pelos formandos), que será resolvido ao longo das sessões.
Paulo Peças
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