PROCURAR CURSOS E PROGRAMAS

Informática

Plataforma de ajuda à Ucrânia, We Help Ukraine, desenvolvida em Low-Code em apenas 24 horas

We Help Ukraine é o nome do movimento e plataforma recentemente criada por iniciativa de Hugo de Sousa, Partner na Consultora de Inovação Innovation by Kaizen e formador no Curso de Especialização em Digital Business Development, do Técnico+. Esta plataforma foi criada com recurso ao Low-Code, com o intuito de agregar esforços de ajuda à Ucrânia e aos ucranianos.

Segundo Hugo de Sousa, esta plataforma “tem como objetivo ajudar as pessoas e ajudar quem ajuda. Num momento em que estão milhares de pessoas a fugir de um país e milhares de pessoas a querer oferecer ajuda, é preciso coordenar esforços para evitar desperdício.” A plataforma é uma “porta de entrada para quem procura ajuda, desde transporte, materiais, alojamento, e muito mais”, acrescentou o fundador.

Dada a urgência da situação atual, o desenvolvimento e lançamento da We Help Ukraine foi feito de forma extremamente rápida, e uma das razões para tal foi a escolha de a desenvolver em Low-Code. O Low-Code permite o desenvolvimento muito rápido de aplicações web e móveis, e possibilitou que a We Help Ukraine fosse desenvolvida em apenas 24 horas. Hugo de Sousa explicou que o papel da equipa de programação foi “programar a página inicial e os fluxos que estavam por trás. O objetivo era, rapidamente, ter formulários de recolha de informação.” O fundador revelou-nos que as primeiras semanas foram bastante intensas, e que a plataforma ficou pronta muito rapidamente, tendo novidades a cada dois dias.

O caso da We Help Ukraine é um dos muitos que vem relevar a importância de saber programar em Low-Code. Este tipo de ferramentas é fulcral por diversas razões, nomeadamente porque permite o desenvolvimento rápido de aplicações web e móveis a qualquer pessoa, sem serem necessários conhecimentos avançados em programação. A procura por soluções como esta tem vindo a crescer, e observa-se cada vez mais empresas que a utilizam. Assim, naturalmente, a procura por profissionais nesta área também tem vindo a aumentar. Desse modo, a formação em Low-Code é cada vez mais importante, de forma a haver capacidade para responder a este aumento.

Segundo Miguel Mira da Silva, Professor Associado no Instituto Superior Técnico e formador no Técnico+, as ferramentas Low-Code são muito vantajosas, no sentido em que permitem desenvolver aplicações informáticas que são “rápidas, escaláveis, seguras e com boas interfaces.” O Professor acredita que aprender Low-Code é cada vez mais importante porque “permite a qualquer pessoa entrar no mercado de trabalho na área de informática, que é um mercado onde há imensa falta de profissionais qualificados. O benefício principal do Low-Code é que permite que pessoas sem background informático façam um reskilling para entrar no mundo da informática.

Face a esta crescente procura por profissionais na área de informática e à importância de dar oportunidades de reconversão de carreira a qualquer pessoa, foi desenvolvido, pelo Técnico+ e pela ITUp, o Programa de Especialização LeAD: Low-Code Application Development, que inclui a certificação Associate Reactive Developer, emitida pela OutSystems e que tem como principal objetivo dotar os formandos de ferramentas e conhecimentos imprescindíveis para os profissionais de programação Low-Code, para que construam uma carreira e futuro de sucesso.

Este Programa permite a qualquer pessoa fazer uma reconversão total em pouco tempo, desde que tenha conhecimentos básicos a nível lógico e matemático. Apoiamos o percurso completo, do 8 ao 80, porque o participante fica preparado para entrar no mercado de trabalho na área de informática”, disse o Professor Miguel Mira da Silva, coordenador do Programa.

Este Programa terá, em maio, a sua 4ª edição, para a qual se encontram, de momento, as candidaturas abertas. O Programa terá início a 2 de maio e fim a 27 de julho, e será de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 16h00. O curso será lecionado à distância, em live sessions via Zoom. Mais informações e candidaturas aqui.

Informática

Related Posts