PROCURAR CURSOS E PROGRAMAS

Parcerias

Projeto ATTRACT: Apoio para Cursos em Inteligência Artificial Generativa e Computação de Elevado Desempenho para PMEs

Gostaria de implementar processos de Transformação Digital dentro da sua empresa? Conheça o Projeto ATTRACT – uma iniciativa dedicada a impulsionar a transição das organizações para a transformação digital e a facilitar a adoção de soluções inovadoras.

Nos últimos anos, a tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais crucial na esfera dos negócios e na competitividade das empresas. No entanto, para as pequenas e médias empresas (PMEs), a adoção dessas tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA) e Computação de Elevado Desempenho (HPC), continua a representa um desafio crescente. É aqui que entra o projeto ATTRACT, uma iniciativa inovadora apoiada pelo Instituto Superior Técnico e o Técnico+ Formação Avançada, que visa facilitar essa transição para as PMEs em Portugal.

O que é o Projeto ATTRACT:

O ATTRACT é um nó essencial na rede europeia de polos de inovação digital, projetado especificamente para apoiar PMEs e serviços do estado em Portugal. Com um consórcio composto por 23 entidades, incluindo o Instituto Superior Técnico, o ATTRACT oferece uma ampla gama de serviços destinados a impulsionar a adoção de tecnologias avançadas como IA e HPC. Este projeto abrange todo o território nacional, garantindo que as empresas em todos os setores de atividade tenham acesso a oportunidades de modernização e inovação.

Benefícios para as PMEs:

Um dos aspetos mais apelativos do ATTRACT é o seu apoio financeiro. As PMEs podem receber até 87,5% de desconto nos custos dos serviços oferecidos, o que representa uma oportunidade significativa para impulsionar a inovação e a competitividade nos seus negócios. Além disso, o processo para o acesso a estes benefícios é simples, basta estar enquadrado nos pré-requisitos do apoio para usufruir das vantagens associadas.

Serviços Oferecidos pelo ATTRACT:

O projeto ATTRACT oferece uma gama abrangente de serviços, incluindo apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias, testes e experimentação em IA e HPC, formação avançada e consultoria especializada. Com uma abordagem centrada na colaboração e cocriação, o ATTRACT visa capacitar as PMEs para enfrentar os desafios da transformação digital e explorar novas oportunidades de negócio.

As empresas elegíveis para o apoio poderão usufruir do desconto numa seleção de cursos de especialização, do Técnico+, especialmente desenhados para preparar os participantes para uma maior proficiência na adoção destas novas tecnologias. Estes cursos capacitam os participantes de habilidades avançadas, permitindo-lhes dominar técnicas da ciência de dados e inteligência artificial para otimização de processos e serviços, impulsionado a inovação.

Cursos de Especialização elegíveis para o Projeto:

- Engenharia da Ciência de Dados;

- Data Science e Análise Não-Supervisionada;

- Data Science e Previsão em Séries Temporais;

- LLMs: IA generativa para Engenheiros; (disponível brevemente)

- Deep Learning;

- Inteligência Artificial Generativa;

- Inteligência Artificial e Ciência de Dados na Saúde.

Como Participar:

Para beneficiar destes serviços, as PMEs precisam solicitar a certificação PME junto ao IAPMEI, e apresentar o comprovativo que indique que a empresa não aferiu de apoios superiores a 200 mil euros nesse ano, o que constitui um passo fundamental para integrar o ecossistema de inovação proporcionado pelo ATTRACT. A certificação poderá ser solicitada, aqui.  

O projeto ATTRACT representa uma oportunidade para as PMEs em Portugal adquirirem competências digitais nas áreas da IA, ciência de dados, computação de alto desempenho, fundamentais numa era em que a digitalização está no topo da agenda das organizações. Com um apoio financeiro substancial, uma lista de formações avançadas, o ATTRACT e o Técnico+ Formação Avançada assumem o compromisso para impulsionar a inovação e a competitividade de empresas em todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto, sugerimos que visite: Projeto ATTRACT.

Parcerias

Related Posts