PROCURAR CURSOS E PROGRAMAS

Engenharia e Gestão, Gestão de Operações

Sustentabilidade nas Cadeias de Abastecimento: O Papel Crucial da Investigação Operacional


No cenário empresarial em constante evolução, a sustentabilidade obtém um papel cada vez mais fundamental para as organizações. Esta mudança, inserida num contexto onde as pessoas são cada vez mais exigentes e informadas, leva as organizações a compreenderem que a sua atuação já não abrange apenas a ações isoladas. Atualmente, é necessário que adotem uma abordagem holística ao longo de toda a cadeia de abastecimento, para alcançarem metas de sustentabilidade a longo prazo.

Esta transformação de paradigma acentua a necessidade da criação de ferramentas inovadoras que possam abordar eficazmente os três pilares fundamentais da sustentabilidade: viabilidade económica, responsabilidade ambiental e bem-estar social. É neste contexto, que a investigação operacional (OR), desempenha um papel crucial em auxiliar a tomada de decisões e orientar práticas sustentáveis dentro das cadeias de abastecimento.

O estudo recente, conduzido pela Prof. Ana Póvoa, Prof. Ana Carvalho e Cátia Silva, “Opportunities and Challenges in Sustainable Supply Chain: An Operations Research Perspective”, aborda este tema dinâmico. A pesquisa incide sobre como os métodos de investigação operacional desempenham um papel fundamental na gestão de cadeias de abastecimento sustentáveis. Através de insights provenientes da análise de 220 artigos académicos, o estudo revela quais são os métodos específicos de OR que estão a ser aplicados, realçando as suas aplicações com maior impacto e a interligação com os objetivos de sustentabilidade.

A pesquisa revela igualmente que uma parte substancial de trabalho realizado na área centra-se na melhoria dos processos de tomada de decisão estratégica. Isto alinha-se com o objetivo global de impulsionar práticas mais inteligentes e sustentáveis dentro das organizações. No entanto, uma observação crucial emerge: enquanto as dimensões económica e ambiental são abordadas de forma proeminente, a dimensão social da sustentabilidade ainda requer maior atenção. Nesse sentido, é crucial alcançar um equilíbrio sustentável que exige uma abordagem integrativa que harmonize estas três dimensões da sustentabilidade.

Uma nota relevante do estudo é a ausência de um consenso universal na definição do conceito de “sustentabilidade”. Segundo as autoras, esta falta de clareza nesta definição, acontece tanto no meio académico como no mundo organizacional. Diversas interpretações dos aspetos ambientais e sociais contribuem para esta confusão conceptual. Estas observações sublinham a necessidade da procura de um entendimento standard da sustentabilidade - com o objetivo de incentivar esforços para a coesão desta definição para todas as indústrias.

O roadmap apresentado no estudo, tem como objetivo moldar um futuro onde as empresas prosperem de forma simbiótica, sustentadas por princípios de sustentabilidade que beneficiam todos os intervenientes. Assim como sublinhar a importância da investigação operacional como peça-chave na obtenção de práticas sustentáveis nas cadeias de abastecimento.

Para aprofundar o conhecimento neste tópico, convidamo-lo(a) a explorar o artigo de pesquisa da coordenadora Ana Póvoa e da formadora Ana Carvalho do Curso de Especialização em Gestão de Operações de “A. et al. (2018), intitulado "Oportunidades e Desafios nas Cadeias de Abastecimento Sustentáveis: Uma Perspetiva de Investigação Operacional", publicado no European Journal of Operational Research (doi.org/10.1016/j.ejor.2017.10.036)”.

Consulte o artigo na íntegra, aqui.

Se é um(a) profissional interessado(a) em aprimorar os seus conhecimentos e competências em gestão de operações e promover práticas sustentáveis nas suas organizações, apresentamos-lhe o Curso de Especialização Técnico+ em Gestão de Operações. Este curso tem como objetivo capacitá-lo de conhecimentos dos métodos e das técnicas desta área permitem aos profissionais adquirirem as habilidades necessárias para gerirem de forma eficiente e adequada as operações dentro das organizações. 

O Curso de Especialização Gestão de Operações oferecidos pelo Técnico+ é um contributo no sentido de promover a capacidade dos profissionais em contribuírem ativamente para o aumento da competitividade das suas  empresas.  

New call-to-action
 
O Curso de Especialização em Gestão de Operações oferecido pelo Técnico+ é uma oportunidade valiosa para os profissionais que ambicionem aprimorar as suas habilidades na gestão eficaz das operações em diferentes tipos de organizações. Este curso visa fornecer uma base sólida em conceitos e práticas fundamentais da gestão de operações, permitindo aos participantes compreender e aplicar métodos e técnicas essenciais para otimizar processos e alcançar resultados . Ao final deste curso, os participantes serão capazes de:
  • Compreender os Fundamentos da Gestão de Operações:

    • Adquirir uma visão abrangente sobre o papel crucial da gestão de operações nas organizações.
    • Analisar como a estratégia operacional está integrada com os objetivos globais da organização.
  • Explorar Métodos e Técnicas de Planeamento de Operações:

    • Estudar em profundidade os métodos de planeamento agregado, Plano Diretor de Produção, Planeamento de Capacidades e MRPs.
    • Identificar como essas técnicas são aplicadas para melhorar a eficiência e a coordenação das operações.
  • Dominar a Gestão de Inventário:

    • Explorar estratégias para otimizar os níveis de inventário e minimizar custos associados.
  • Implementar Ferramentas para Melhoria das Operações:

    • Examinar a produção sincronizada e a filosofia lean como abordagens para otimizar processos e eliminar desperdícios.
    • Desenvolver a capacidade de aplicar essas ferramentas de forma prática para alcançar maior eficiência.
  • Aprimorar a Capacidade Analítica e Crítica:

    • Desenvolver habilidades analíticas para avaliar cenários complexos de gestão de operações.
    • Fomentar uma abordagem crítica na tomada de decisões, considerando diferentes perspetivas e desafios.
Engenharia e Gestão, Gestão de Operações

Related Posts