PROCURAR CURSOS E PROGRAMAS

T+ Alumni Talks: Entrevista a Anabela Cordeiro

Anabela Cordeiro é Founding Partner na Bvest Consulting e foi formanda na segunda edição do curso em BlockChain & SmartContracts.

A Anabela contou-nos que este curso foi "numa palavra: transformador", devido à relevância dos seus conteúdos e à capacidade dos formadores. Além disso, a alumna considera que "é sempre bom voltar à sala de aula para aprender" e que, de facto, aprendeu muito.

 

Quão satisfeita ficou com o curso?

Desde a realização do curso até agora, a minha opinião só melhora porque primeiro, o facto de ser um curso online permitiu-me a mim, que vivo em Moçambique, fazê-lo. Noutras circunstâncias, não teria tido essa oportunidade.

Acabei o curso a saber algo que não sabia antes. Fui fazer o curso a pensar uma coisa e saí de lá a perceber outra, completamente diferente.

Fiquei muitíssimo satisfeita com o curso. Inscrevi-me a pensar que o curso era mais numa ótica da inclusão da área de direito nesta temática das novas tecnologias, nesta era digital. E depois fiquei a perceber que é uma área imensa e muitíssimo atual e que pode ter imensas utilizações, não é só as cripto-moedas. Portanto, acho que faz muito sentido as pessoas inscreverem-se neste curso para aprender sobre este assunto. Tanto o professor Miguel Correia como o Professor Paulo Amaral são super conhecedores da matéria e portanto foi tudo muito fácil.

Para nós, “comuns mortais”, que não percebemos nada, ficamos a perceber e a desmistificar uma série de questões em torno destas temáticas. Podia ser uma iniciativa mundial, para que as pessoas ficassem mais esclarecidas e não terem tanto medo de abraçar isto, que vai ser uma realidade do futuro. Não digo que vão acabar as moedas normais, mas é uma alternativa muito interessante para muitos países, sejam eles desenvolvidos ou menos desenvolvidos. Devíamos todos saber um pouco mais sobre o tema.

Ajudou-me imenso, sem dúvida. Eu sabia o que toda a gente sabe, sobre a bitcoin e pouco mais, mas na verdade a tecnologia em si é imensa, é muito interessante porque tem muitas possibilidades. Com o curso ficamos sensibilizados para aspetos que não sabíamos como funcionavam, e este conhecimento ajuda muito a perceber as questões em torno desta temática e de outras, ajuda-nos a adotar comportamentos diferentes enquanto consumidores, ajuda-nos a poder constituir massa crítica para uma possível transição de uma moeda tradicional para uma moeda digital. Foi muito esclarecedor.


Qual é o impacto que este curso teve e tem para si?

Este curso teve um impacto enorme para mim. Tornei-me mais conhecedora e despertou-me o interesse para estudar e procurar saber mais.

Em matérias como a inclusão financeira ou sistemas que abandonem um bocadinho os tradicionais e que podem ser uma alternativa para países em desenvolvimento, o sistema em si, a tecnologia BlockChain, tem muitas possibilidades e é muito interessante poder ser considerada.

Além disso, a moeda digital como alternativa ao sistema financeiro tradicional, eu vejo com muitíssimo bons olhos para África, e para Moçambique, em particular, porque pode posicionar o país num setor muito importante da economia e, com isso, trazer mais-valias grandes em termos de desenvolvimento.

Por fim, comecei por me interessar sobre o tema e hoje já o discuto com pessoas mais sabedoras que eu com facilidade, e até já explico o sistema a pessoas que “não sabem nada”.

Numa palavra: transformador.


Considera que a sua empresa valorizou a sua formação?

A minha empresa valorizou esta formação. Ao fazer um aconselhamento a um cliente em várias óticas, até na perspetiva de investimentos de Moçambique para o resto do mundo, a cripto-moeda, duma forma geral é um investimento muito interessante.

 

Recomenda este curso?

Já recomendei o curso a imensa gente. Recomendo por ser online, porque facilita a possibilidade de qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, desde que tenha acesso à internet, poder participar.

É uma realidade incontornável e mais vale sabermos um pouco sobre o tema para podermos tomar decisões mais conscientes e esclarecidas, sejam elas de investimento ou decisões financeiras pessoais. Nestas coisas que são futuras, mas um futuro já real, o posicionamento é importante, também.

Fiquei super fã, tanto da parte das temáticas abordadas, como dos próprios formadores. É verdade que o Professor Paulo Amaral tem uma dinâmica diferente, em termos de aulas, para mim, que não sou informática, nem tenho esta componente de números ou de engenharia. Para mim é mais fácil porque tem uma linguagem mais mundana. Mas, sem dúvida que o Professor Miguel Correia também é altamente conhecedor e teve sempre a delicadeza de me explicar sempre quando eu dizia que não tinha percebido. Ele, muito simpaticamente e com muita paciência explicava as coisas com calma e isso facilitou a aprendizagem dos conteúdos, que para mim eram um “bicho cabeludo”.

Gostei imenso porque passei de não conhecer nada para conhecer um pouco de várias coisas e também fiquei motivada para conhecer mais, ler mais, investigar mais.

O grupo de formandos também era muito multidisciplinar e também podia dar os seus contributos, portanto também aprendi imenso com os colegas.

Para mim foi realmente transformador e gostei muito. Também é verdade que já não tinha cursos destes e é sempre bom voltar à sala de aula para aprender. E foi o que aconteceu, mesmo - aprendi muito. É uma coisa importante para qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, sobretudo nestas temáticas ainda por divulgar e por conhecer. Acho que vão ganhar imensos adeptos porque o curso é realmente muito bom.

Related Posts